Detalhes do Artigo

Trabalho com Seleção Feminina de Futebol para a Copa é multidisciplinar
Sonafe Brasil - terça, 26 de março de 2019


Copa do Mundo de futebol feminino será realizada na França entre 7 de junho e 7 de julho deste ano. É a primeira vez que o país sediará a competição. E quem estará ao lado da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, integrando a comissão técnica, é o sócio, fisioterapeuta esportivo, Flávio Bryk (CREFITO3-81317/F). Nós o convidamos para contar um pouco sobre a rotina de treinamento e preparação para o campeonato. Confira a entrevista!


Sonafe Brasil - Como está sendo esse período de preparação para a Copa?

Flávio Bryk - Como estamos em ano de Copa do Mundo, o técnico Vadão e sua comissão, convocaram a Seleção permanente que, desde o dia 14 de janeiro (na Granja Comary), iniciou uma fase de preparação intensa que terminou agora, no dia 7 de março. Após esse período, a Seleção vai ser convocada mais uma vez em abril, último período de trabalho antes da viagem para a Copa do Mundo.

Sonafe Brasil - Que atuação fisioterapêutica foi desenvolvida nesse primeiro momento de treinamento?

Flávio Bryk - Nos primeiros dias desta primeira convocação, foram realizadas avaliações médicas, avaliações de força, performance e preventivas. Nós da fisioterapia realizamos uma série de testes funcionais com o intuito de verificar possíveis alterações que pudessem predispor nossas atletas às lesões, e assim, possibilitar a elaboração de um protocolo de correção eficaz e personalizado para cada uma delas. Como as lesões musculares da coxa e as lesões de joelhos e tornozelos são comuns no futebol feminino (assim como no masculino), escolhemos avaliações especificas para essas regiões.

Sonafe Brasil - E daqui para frente qual é o foco da equipe de fisioterapia?

Flávio Bryk -  O maior foco de todos neste momento é ajustar os últimos detalhes para fazermos uma boa Copa do Mundo. Em relação a nós da fisioterapia, temos como foco a recuperação de algumas atletas que estão voltando de lesão e cirurgias. Sobre a parte de fortalecimento e prevenção, o trabalho já é realizado sistematicamente nas nossas programações semanais, em conjunto com ao preparador físico e com o Fisiologista. 

Sonafe Brasil - O trabalho é sempre multidisciplinar? 

Flávio Bryk - Sim, o trabalho é multidisciplinar e muito bem integrado. Hoje contamos com uma equipe grande. Técnico, auxiliares técnicos, médico, nutricionista, preparador físico, analista de desempenho, Fisiologista, Fisioterapeutas etc. A CBF, agora no projeto da seleção permanente, vem apoiando com maestria a seleção feminina, diponibilizado toda a estrutura necessária, desde o apoio em relação aos profissionais que trabalham com as atletas e fornecendo as melhores condição de trabalho.

Nós vamos acompanhar tudo por aqui e você?
Envie sua sugestão de entrevista ou artigo para imprensa@sonafe.org.br



Sonafe 2016 © Todos os Direitos Reservados
Designed by Centersite