Detalhes do Artigo

De que lado devo segurar a Muleta?
André Bento - terça, 14 de março de 2017


Sempre é bom compartilhar conhecimento! O fisioterapeuta Ft André Bento abordou qual o melhor jeito de segurar uma muleta em sua rede social. Confira:


"Quando estamos com ambos os pés no chão, cada membro experimenta uma carga de aproximadamente um terço a metade do Peso corporal. Essa força aumenta para aproximadamente 2,5 vezes para 4 vezes o peso corporal quando ficamos em pé sobre uma perna.

Com a carga apenas em uma perna as forças de contrapeso mantêm o nivelamento da pelve. A força de contração dos abdutores de quadril (glúteo medius e gluteus minimus) equilibra as forças que atuam sobre a contração de outros músculos e da gravidade. A força dos músculos que equilibram a pelve deve ser a mesma do Peso corporal porque a distância do centro do quadril Centro de massa do corpo é cerca de 2,5 vezes maior do que a do braço de alavanca dos abdutores. Uma forma de reduzir a carga é colocar a bengala na mão oposta, uma vez que parte da sua força é transferida para a bengala através da mão, equilibrando a força peso.

Pode ser que 9kg aplicada na bengala no lado oposto reduza a carga no quadril oposto em 40%. Portanto a bengala deve ser usada sempre no lado contralateral para se diminuir a carga no quadril afetado. Ou seja, se machucar o pé, ou joelho, ou quadril direito, a bengala ou muleta deve ser usada na mão esquerda."


Compartilhe conhecimento você também! Use a #Sonafe :) #CompartilheConhecimento #FisioterapiaEsportiva #FisioAndreBento #Muleta



Sonafe 2016 © Todos os Direitos Reservados
Designed by Centersite