Detalhes do Artigo

ALONGAMENTO: devo alongar antes da atividade?
Sonafe Brasil - quarta, 19 de julho de 2017


O alongamento antes de qualquer atividade física faz parte do aquecimento geral preparatório para iniciar uma atividade. Um dos objetivos é aumentar a amplitude de movimento e reduzir a resistência ao movimento, permitindo assim, a movimentação livre das articulações. Dessa forma, a seleção do alongamento deve ser relacionado com o tipo de atividade, por exemplo: se você vai jogar uma partida de futebol vale a pena aquecer e alongar com exercícios balísticos, ou seja, alongamentos que simulam os movimentos que você irá fazer no campo. Em relação às evidências científicas, atualmente ainda não há consenso nos estudos.
Alguns trabalhos demonstram redução das lesões musculares com alongamento antes da prática esportiva, entretanto, outros estudos demonstram que alongar tem efeito prejudicial para a performance no salto vertical e corrida. Apesar desta divergência, de maneira geral a recomendação é alongar de 4 a 5 vezes durante 60 segundos os grandes grupos musculares que serão mais exigidos durante a atividade e depois, realizar um aquecimento com corridas e saltos leves que simulem os gestos da prática esportiva.
Bom treino!

Ref: To stretch or not to stretch: the role of stretching in injury prevention and performance. M P McHugh and C H Cosgrave. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. 2009



Sonafe 2016 © Todos os Direitos Reservados
Designed by Centersite