Detalhes do Artigo

O que é ser atleta?
Sonafe Brasil - quinta, 20 de fevereiro de 2014


Praticar atividade física tornou-se não somente uma ferramenta na busca pela saúde, mas para muitas pessoas é um estilo de vida. Assim, muitos indivíduos começaram a se engajar cada vez mais na prática esportiva e passaram a competir e, porque não, se tornarem atletas.
Quando pensamos na palavra “atleta” relacionamos diretamente com um ícone do esporte de alto rendimento, como Kaká no futebol, Giba no voleibol e César Cielo na natação. Além dessa definição, devemos considerar atleta toda pessoa que se dedica, de forma integral ou parcial, à prática de atividade física regular. Essa dedicação deve visar sempre a melhora da performance esportiva e também da competitividade. Dessa forma, é considerado um atleta não somente aquele que vive do esporte, mas aquele que o pratica de forma sistemática e que participa de competições oficiais e informais.
O atleta profissional se dedica integralmente ao esporte, treina dois períodos, participa de competições nacionais e internacionais, tem uma comissão técnica (técnico, médico, fisioterapeuta...) e patrocinadores. Por outro lado, o atleta amador se dedica parcialmente aos treinos, pois geralmente tem sua atividade de sustento e muitas vezes não tem o apoio de profissionais especializados.
Portanto, se você identificou-se em algum dos dois perfis, você é atleta e merece total atenção dos profissionais da área esportiva, inclusive dos fisioterapeutas especialistas em reabilitação esportiva.
Gostaríamos muito de ouvi-lo, portanto, caso tenha dúvidas ou sugestões: contato@sonafe.org.br



Sonafe 2016 © Todos os Direitos Reservados
Designed by Centersite