Institucional

A SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva) fundada em 8 de novembro de 2003, é uma sociedade de caráter científico-cultural com os objetivos:

  • Reunir, científica e culturalmente, fisioterapeutas (registrados no Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) dedicados à Fisioterapia Esportiva.
  • Promover o desenvolvimento técnico-científico dos fisioterapeutas que congrega, visando introduzir a qualidade nos procedimentos e rotinas operacionais nas áreas da Fisioterapia Esportiva.
  • Promover a divulgação do papel do fisioterapeuta do esporte, assim como de sua efetiva importância para a área de saúde.
  • Conceder aos seus associados, título de especialista em Fisioterapia Esportiva, conforme critérios definidos pela Comissão de Concessão de Títulos.
  • Colaborar, no que for pertinente, com o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e respectivos Conselhos Regionais.
  • Organizar e realizar Congressos Nacionais e Internacionais e Jornadas Estaduais de cunho técnico ou científico.
  • Promover intercâmbio, parcerias e convênios com profissionais, entidades congêneres e universitárias no país e no exterior, de interesse para a prática profissional de seus associados.
  • Coordenar a publicação de livros, revistas, boletins e organizar o acervo relacionado à Fisioterapia Esportiva.
  • Gestão 2016-2017


    Presidente: Luciana De Michelis Mendonça (MG)
    Vice-Presidente: Rodrigo Ribeiro de Oliveira (CE)

    1o secretário: Fábio Sprada de Menezes (SC)
    2o secretário: Filipe Abdalla dos Reis (MS)
    1o tesoureiro: Márcio Costa Antonelo (DF)
    2o tesoureira: Natalia Franco Netto Bittencourt (MG)


    Suplentes:
    Fabio Luis Feitosa Fonseca (RJ)
    Anderson da Silveira Dorneles (RS)
    Raul Frederico Traete (SP)



    CONHEÇA NOSSO ESTATUTO: ACESSE AQUI



    HISTÓRIA

    Fundação


    A organização da fundação da Sonafe começou em 2003, após uma reunião durante os Jogos Pan-americanos, em Santo Domingo. A partir daí, uma série de encontros com fisioterapeutas que ansiavam representar os profissionais da área culminaram na consolidação da Sociedade.

    Em novembro de 2003, na Universidade Metodista em São Bernardo do Campo/SP, nasceu a Sonafe. A assembleia de fundação desta sociedade sem fins lucrativos reuniu 20 profissionais da fisioterapia esportiva de diversas regiões do país.

    Gestão 2004-2005


    A primeira diretoria eleita liderada por Cláudio Monteiro (presidente) teve como principais objetivos elaborar o estatuto, organizar o primeiro congresso, iniciar a divulgação da Sonafe para os fisioterapeutas esportivos e contatar o Coffito para que a entidade se tornasse a representante da fisioterapia esportiva brasileira.

    I Congresso Nacional Sonafe

    Em novembro de 2004, no Guarujá/SP, concretizou-se a realização do primeiro Congresso da Sonafe, com presença de fisioterapeutas esportivos de todo o Brasil e a realização da primeira prova de admissão de sócios.

    II Congresso Nacional Sonafe

    Em 2005, foi dada continuidade ao processo de promoção da Sonafe e realizado mais um Congresso de âmbito nacional, desta vez em Londrina/PR. Na ocasião foi elaborada a “Carta de Londrina”, que foi a diretriz da Resolução nº 337/2007 do Coffito para a criação da especialidade de Fisioterapia Esportiva pelo Conselho.

    Gestão 2006-2007


    Na segunda gestão eleita no II Congresso, foi dado um grande passo para que o Brasil conhecesse a Sociedade. O presidente, Eduardo Mederdrut, visitou pessoalmente diversas localidades do país a fim de promover a Sonafe. A gestão ainda formalizou o importante convênio com a AKD (Asociación de Kinesiología Del Deporte), criando a Associação Latino-Americana de Fisioterapia e Cinesiologia Desportiva.

    Assim, a fisioterapia esportiva passou a ser reconhecida como especialidade, por meio da Resolução nº 337/2007 do Coffito, dando a Sonafe o reconhecimento do Conselho Federal como associação representante desta especialidade.

    III Congresso Nacional Sonafe

    Em 2007, foi realizado o III Congresso Nacional, que foi também nosso I Congresso Internacional de Fisioterapia Esportiva, em Ouro Preto/MG.

    Gestão 2008-2009


    A gestão conduzida pelo presidente Nelson Shirabe alcançou uma expressiva adesão de profissionais esportivos, com provas de admissão ocorrendo em diversos lugares no país. Iniciou-se o trabalho administrativo da diretoria com o objetivo de atender a todas as exigências do Coffito para que a Sonafe passasse a ter um convênio oficial com o Conselho Federal.

    II Congresso Internacional Sonafe

    Em novembro de 2009, em Gramado/RS, foi realizado o II Congresso Internacional e uma nova eleição para mandatos por mais dois anos.

    Gestão 2010-2011


    A gestão ficou a cargo do presidente Marco Túlio Saldanha dos Anjos, que assumiu o importante papel de concluir todos os processos para a formalização do convênio com o Coffito. O fato ocorreu em setembro de 2011, fazendo da Sonafe a entidade que pode certificar o “especialista em fisioterapia esportiva”.

    Durante esta gestão, deu-se início também aos processos de registro da marca Sonafe no INPI, bem como de modificação do estatuto da nossa Sociedade.

    III Congresso Nacional e Internacional Sonafe

    Mais um congresso internacional foi realizado no final de 2011, em Maceió/AL, com enorme sucesso acadêmico, resultando na publicação dos dez melhores trabalhos em uma renomada revista científica internacional, a Physical Therapy in Sport.

    Gestão 2012-2013


    A gestão eleita no Congresso de Maceió e conduzida pelo presidente Felipe Tadiello, iniciou um importante trabalho de organização interna da SONAFE, com a criação de normativas para todos os processos desenvolvidos pela Diretoria. Diferentes Comissões foram criadas, como a Comissão de Cursos, para ampliar as ações da sociedade na capacitação de seus associados. A estruturação do convênio firmado na gestão anterior com o COFFITO foi concretizada por meio de diversas reuniões presenciais e a primeira prova para adesão ao quadro de sócios especialistas da SONAFE foi realizada em 2012. Em agosto desse mesmo ano, ocorreu uma Assembléia Extraordinária para aprovação das alterações realizadas no estatuto da SONAFE.

    Em 2013, a diretoria procurou articular junto ao COFFITO o processo de revalidação de títulos dos fisioterapeutas que se tornaram sócios antes do convênio entrar em vigor. Além disso, foi desenvolvido o Regimento Interno da SONAFE e alguns itens discutidos durante a Assembléia Ordinária para prestação de contas da diretoria, que ocorreu durante o VI Congresso Internacional da SONAFE.

    IV Congresso Internacional

    IV Congresso Internacional, realizado em São Paulo/SP, marcou os 10 anos da SONAFE e foi um grande sucesso também em número de participantes. Foi mantida a parceria com a revista Physical Therapy in Sports e ampliada com o acesso dos sócios adimplentes a este periódico e à JOSPT, por meio de patrocínios e iniciativa da SONAFE.

    Gestão 2014-2015


    A diretoria responsável pela Gestão 2014-2015 deu sequência aos processos de Convalidação dos Sócios da SONAFE junto ao COFFITO. Um projeto de capacitação idealizado pelos sócios Felipe Tadiello, Márcio Antonello, Luciana Mendonça, Christiane Macedo e Leonardo Medeiros, com o objetivo de preparar os fisioterapeutas para atuarem nos Jogos Olímpicos, foi realizado no ano de 2014 em todo o Brasil com aulas gratuitas e com apoio incondicional do COFFITO e rede CREFITO.

    V Congresso Internacional

    O Congresso realizado em 2015 na cidade de Florianópolis/SC, bateu recorde no número de inscritos (1000) e contou com o Simpósio de Futebol antecedendo o evento. A parceria com a revista Physical Therapy in Sports foi mantida e ampliada nesse congresso.

    Gestão 2016-2017


    A nova diretoria biênio 2016-2017 assume a SONAFE com grande responsabilidade de expandir e integrar a fisioterapia esportiva no ano Olímpico. A Olimpíada no Brasil, em 2016, colocou os atletas em evidência no mundo inteiro, gerando a oportunidade de divulgação do trabalho do Fisioterapeuta Esportivo e a demanda por fisioterapeutas esportivos com grande comprometimento, atualização e aprimoramento técnico-científico para o atendimento desses atletas de alto nível competitivo. Neste sentido, a SONAFE teve um papel fundamental na educação continuada desses profissionais, assim como no fortalecimento da especialidade de Fisioterapia Esportiva perante a área da saúde, o esporte e a sociedade civil. Para assumir esses desafios, a diretoria atual trabalhou arduamente na consolidação da gestão da SONAFE- Brasil com ética e retidão, visando principalmente:

    1 - Aumentar o dinamismo do site e das redes sociais e facilitar a busca de sócios pelos pacientes;
    2 - Formar parcerias com a SBOT, ABRAFITO, SBME e outras entidades;
    3 - Sedimentar parceria com COFFITO e CREFITOS;
    4 - Promover cursos de capacitação para a educação continuada dos fisioterapeutas esportivos;
    5 - Promover encontros com as federações esportivas para demonstrar a importância da inclusão do fisioterapeuta esportivo como membro das comissões técnicas nas súmulas;
    6 - Expandir a rede de sócios e aspirantes a sócios (graduandos) com a criação de comissões e ligas acadêmicas.

    A SONAFE hoje


    Somos 159 sócios adimplentes, ansiando pela continuidade do crescimento e fortalecimento da Sonafe. Entre os sócios estão fisioterapeutas de renome que atuam em seleções nacionais e grandes clubes brasileiros, pesquisadores de universidades brasileiras e fisioterapeutas que tratam de atletas amadores dentro de suas clínicas privadas. A atual diretoria, em conjunto com o Coffito, promoverá provas de especialidade que irão atingir um maior número de profissionais. Elas acontecerão no mesmo dia e período, em todo o pais. Assim, para tornar-se sócio da Sonafe, bem como um especialista da fisioterapia esportiva, o fisioterapeuta terá que realizar a prova nacional de especialidade, certificada pela Sonafe e registrada posteriormente pelo Conselho Federal.

    Sonafe 2016 © Todos os Direitos Reservados
    Designed by Centersite