Efeitos da perda de peso aguda por desidratação em atletas de combate

13/10/2020

Efeitos da perda de peso aguda por desidratação em atletas de combate


Sabe-se que atletas de modalidades de combate, especialmente o MMA na atualidade, reduzem o peso corporal para se adequarem à categoria desejada. Para atingirem esse objetivo, o método mais utilizado é a desidratação aguda.

A desidratação é definida como perda de água do organismo (SOUZA; ABREU, 2017). Alguns atletas chegam a perder 10kg na semana da competição - às custas da perda de água corporal, glicogênio muscular e, em menor índice, gordura e massa muscular. Essa prática expõe o corpo a problemas como mudanças no balanço osmótico, que produzem diminuição na força muscular, facilitam o aparecimento de câimbras e reduzem a qualidade de execução dos movimentos, diminuindo a performance geral do atleta (NASCIMENTO; COSTA, 2017).

Além disso, ocorrem alterações psicológicas como estresse e fadiga mental (KHODAEE et al., 2015). Essa progressão poderá até mesmo levar o atleta ao óbito, como registrado em eventos nacionais e internacionais.

No ano de 2019, como parte do Programa Científico da Clínica do Lutador do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital HOME / Brasília-DF, foi realizado um ensaio clínico controlado não randomizado com 10 atletas de alto rendimento que competiram na Copa Born to Fight de Submission (link abaixo). A pesquisa foi realizada em três etapas: avaliação pré- intervenção (mensuração do percentual de gordura por bioimpedância; exames laboratoriais - hemograma, EAS, cortisol salivar; avaliação da força de preensão manual; avaliação da resposta cognitiva), perda de peso (em sauna úmida com redução de 3% do peso corporal) e avaliação pós-intervenção (repetição dos testes). A análise dos resultados demonstrou uma diminuição significante da força de preensão manual e da variável cognitiva de reação simples, ou seja, após a intervenção os atletas ficaram mais lentos.

É cada vez mais importante que esse assunto seja esclarecido e propagado entre os atletas, treinadores, produtores de evento, membros de comissões atléticas e profissionais da saúde, para que possam compreender os malefícios envolvidos no processo, que ultrapassam a perda de performance e impactam no futuro dos competidores.

Referências:

Khodaee M, Olewinski L, Shadgan B, Kiningham RR. Rapid Weight Loss in Sports with Weight Classes. Current Sports Medicine Reports. 2015; 19(1): 435-441.

Nascimento AV do, Costa R F da. Efeitos da perda de peso e desidratação no desempenho de atletas de artes marciais. Nutrição Brasil. 2017; 3(16):1-9.

Souza CK de S, Abreu ES de. Considerações sobre o comportamento de competidores de judô e jiu-jitsu para rápida perda de peso pré-competição. Demetra: Alimentação, Nutrição; Saúde.2017; 12(1):5-20.

Texto elaborado e revisado por:

Marcio Oliveira¹; Keila Sâmera Vieira Machado²; Gabriela Lima de Alcântara³; Marcos Vinícius da Silva Boitrago³; Michele Ferro de Amorim 2 ; Lucas de Almeida Siqueira 3 ; José Humberto Souza Borges¹; Moacir Silva Neto¹

1 - Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital HOME / Centro Médico de Excelência da FIFA(IPE/HOME); Brasília, DF, Brasil;

2 - Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional e Esportiva, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); Brasília, DF, Brasil;

3 - Programa de Iniciação Científica (PIC), Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); Brasília, DF, Brasil.



Efeitos da perda de peso aguda por desidratação em atletas de combate Efeitos da perda de peso aguda por desidratação em atletas de combate Efeitos da perda de peso aguda por desidratação em atletas de combate Efeitos da perda de peso aguda por desidratação em atletas de combate