A história da Fisioterapia no iron man
- há 4 dias
- 3 min de leitura
A história com da fisioterapia com o IRONMAN Brasil começou em 2001, na primeira edição da prova realizada em Florianópolis. Naquela época, um jovem acadêmico voluntário, o Fábio Sprada de Menezes, fazia parte de uma equipe de aproximadamente 40 pessoas que acreditavam na importância de oferecer suporte aos atletas após uma das competições mais desafiadoras do mundo.
A estrutura era simples, quase artesanal, mas já carregava algo que permanece até hoje: a paixão pelo esporte, o espírito de colaboração e o desejo genuíno de ajudar atletas que haviam acabado de superar seus próprios limites.
Ao longo dos anos, o evento cresceu e, especialmente, aumentou a responsabilidade do setor de fisioterapia. Em 2007, Fabio assume a coordenação da equipe de fisioterapia do IRONMAN Brasil, função que tem a honra de exercer até os dias atuais.
O que começou com algumas macas e dezenas de voluntários transformou-se em uma das maiores estruturas de recuperação esportiva já montadas em uma prova de endurance na América Latina. Atualmente, o setor ocupa mais de 300 m² e recebe cerca de 120 fisioterapeutas voluntários, que dedicam seu tempo e conhecimento para atender mais de 700 atletas que procuram o serviço de Recovery após a competição.
Mais do que números, porém, o maior legado dessa trajetória são as pessoas. Ao longo dessas décadas, centenas de fisioterapeutas passaram pela nossa equipe. Muitos deles iniciaram sua jornada conosco como voluntários e hoje ocupam posições de destaque na fisioterapia esportiva brasileira, integrando diretorias, comissões e grupos de trabalho da SONAFE, além de atuarem em equipes esportivas de alto rendimento.
Dentre eles uma acadêmica na 3a fase do curso de fisioterapia, ana Paula Pagno, saiu de Vacaria, foi até Lages e teve como destino ser voluntária na equipe de fisioterapia do IRONMAN Brasil.
Ali, nasceu uma fisioterapeuta esportiva, a emoção, a paixão e o encanto em estar vivendo aquele mundo, fizeram com que a mesma seguisse sendo voluntária como acadêmica, saindo de Lages em torno de 4h da manhã para vir viver esse dia tão aguardado e especial.
Após formada mudou-se para Florianópolis onde retornou ao setor de fisioterapia como coordenadora operacional, e atualmente coordenadora junto com Fabio Sprada.
Além da paixão pelo Endurance e pelo triathlon, tem como propósito plantar sementes das mulheres na fisioterapia esportiva, fomentando e incentivando as futuras colegas a seguirem a área do esporte.
Também é coordenadora da equipe de fisioterapia do Fodaxman Extreme Triathlon, a única prova de Triathlon extremo no Brasil.
Da mesma forma, o setor ja teve o privilégio de atender atletas de todos os níveis, desde amadores realizando o sonho de concluir um IRONMAN até campeões mundiais, atletas olímpicos e alguns dos maiores nomes do triatlo internacional.
Olhar para trás e perceber essa evolução é motivo de enorme orgulho para toda a fisioterapia. Não apenas pelo crescimento da estrutura física ou pelo reconhecimento alcançado, mas principalmente por saber que ajudamos a construir uma cultura de excelência, formação profissional e cuidado ao atleta que hoje faz parte da identidade do IRONMAN Brasil.
Depois de mais de duas décadas, continuamos acreditando na mesma essência que encontramos em 2001: quando profissionais apaixonados se unem em torno de um propósito maior, o impacto gerado vai muito além da linha de chegada!






